Rain Without Thunder

Uncategorised
Typography

Rain Without Thunder: The Ideology of the Animal Rights Movement

Gary L. Francione

Temple University Press, 1996 

Rain Without Thunder: The Ideology of the Animal Rights Movement

Gary L. Francione

Temple University Press, 1996 

Os apoiadores do “bem-estar animal” são indistinguíveis dos exploradores de animais aos quais eles se opõem? As medidas reformistas reafirmam os princípios subjacentes que tornam a exploração animal possível em primeiro lugar? Neste provocante livro, Gary L. Francione argumenta que o moderno movimento pelos direitos animais se tornou indistinguível de uma preocupação centenária com o bem-estar dos animais, a qual de maneira nenhuma impede que os animais sejam explorados.

Francione sustenta que defender o tratamento humanitário dos animais retém um senso de que os animais são instrumentais para os fins humanos. Quando os animais são considerados propriedade dispensável, diz Francione, eles ficam fundamentalmente sem “direitos”. Até os anos 1970s, afirma Francione, esse era o paradigma dentro do qual o movimento pelos direitos animais operava, conforme foi demonstrado por leis como a Lei federal do abate humanitário de 1985.

Neste abrangente livro, Francione conduz o leitor pelos debates filosóficos e intelectuais em torno do bem-estar animal, para deixar clara a diferença entre direitos animais e bem-estar animal. Através de estudos de casos como as campanhas contra abrigos de animais, laboratórios que usam animais e o uso de peles, Francione demonstra a seletividade e a confusão inerentes aos programas reformistas que atacam a pele, por exemplo, mas deixam a lã e o couro em paz.

A solução para esse dilema, argumenta Francione, não está em uma postura liberal que abrace o tratamento humanitário dos animais, mas em uma aceitação mais radical da inalienabilidade fundamental dos direitos animais.

 

Fonte: http://francionetraduzido.blogspot.com/2010/01/livros.html

Tradução: Regina Rheda