Compreendendo a sua alimentação

Nutrição Vegana
Typography

É muito importante você ler e refletir sobre os aspectos éticos que envolvem a sua alimentação mencionados no texto abaixo. 

É muito importante você ler e refletir sobre os aspectos éticos que envolvem a sua alimentação mencionados no texto abaixo. 

Receitas Veganas

Restaurantes Veganos

Nutrição Vegana

 

Veganismo e Receitas Veganas

 

Questão ética:

Os animais capazes de sentir (sencientes) não são coisas. Eles têm interesse em viver sem sofrimento e em não morrer. Eles têm valor inerente. Portanto, eles têm o direito de não ser tratados como recursos, ou meios para os nossos fins. Eles têm o direito de não ser nossa propriedade.

Não há necessidade de usarmos animais. Ao contrário, comer produtos de origem animal pode causar ou ajudar a causar várias doenças humanas, como o câncer e problemas cardiovasculares. Usar o modelo animal para descobrir curas para as doenças humanas tem se mostrado quase sempre prejudicial à nossa saúde (além de nunca se justificar moralmente). E a criação de animais para consumo está entre os principais culpados pela destruição do ambiente.

Todo uso que fazemos de animais lhes impõe sofrimento (salvo em raríssimas circunstâncias) e quase sempre a morte. Se você quiser ajudar a acabar com a injustiça que cometemos contra os animais, a coisa mais acessível, eficaz e coerente que você pode fazer é tornar-se vegano. Ser vegano é abolir a escravidão animal no nível pessoal.

Depois de se tornar vegano, divulgue estas ideias a todas as pessoas que quiserem ouvi-lo, educando-as a serem veganas também.

Abaixo vão mais umas informações básicas. As receitas seguem no final de tudo.

 

Questões nutricionais:

São 4 os grupos de comida necessários à saúde humana:

1. grãos: cereais de preferência integrais (arroz, trigo, milho, quinua, aveia, etc.) e nozes e castanhas

2. verduras/legumes (especialmente as folhas verde-escuras e grossas como couve, brócoli, folha de mostarda, e todos os outros vegetais como tomate, abobrinha, berinjela, couve-flor, etc.).

3. leguminosas (feijão, soja, grão-de-bico, lentilha, ervilha, enfim, tudo quanto é vagem, e tofu).

4. frutas.

 

O que há de errado com o ovolactovegetarianismo:

A produção de leite é a que desencadeia a produção da carne. As vacas leiteiras têm filhos, e tanto elas quanto os bois e vacas que geram acabam indo para o matadouro no final. Da mesma forma, é a produção de ovos que permite a existência das aves que consumimos. Muito importante: as galinhas poedeiras e as vacas leiteiras são exploradas durante mais tempo nas fazendas e granjas, em piores condições, e sofrem ainda mais do que as criadas exclusivamente para carne - e todas vão parar no abatedouro. Há mais sofrimento num copo de leite do que num bife, e mais sofrimento num ovo do que num filé de frango. Portanto, quem se preocupa com os animais precisa ser vegano, e não ovolactovegetariano.

 

Para preparar receitas sem ovos há as seguintes alternativas:

1. Para receitas com ovos, simplesmente substitua cada ovo por mais ou menos duas colheres de sopa de água (assim mantém-se a umidade necessária).

2. Nas massas assadas, cada ovo pode ser substituído por: uma colher de sopa bem cheia de farinha de soja ou então de Maizena MAIS 2 colheres de sopa de água.

3. Um ovo pode ser substituído por três colheres de sopa rasas de tofu amassado.

4. Um ovo pode ser substituído por meia banana amassada em bolinhos e bolachas, embora mude um pouco o gosto.

5. Para bolos salgados, qualquer um destes ingredientes pode fazer a liga: massa de tomate, batatas amassadas, migalhas de pão molhadas, ou aveia.

6. Um ovo pode ser substituído por uma colher de sopa de sementes de linhaça moídas e misturadas a 3 colheres de sopa de água. Se não tiver como moer as sementes, bata tudo no liquidificador. Fica uma gosma parecida com clara de ovo. Deixe descansar de 1 a 2 minutos antes de usar (se deixar por mais tempo, a mistura ficará muito espessa). Dica: Em pratos feitos com bastante líquido, a semente de linhaça moída pode ser adicionada diretamente, sem a água.

7. Egg-replacers (substitutos para ovo) importados podem ser encontrados em certas lojas de produtos naturais. Normalmente vêm em pó. Seguir as instruções do pacote.

 

Suplementos:

Como suplementos, o vegano precisa de vitamina B12 numa dose de 2000 mcg por semana. E de 4 nozes por dia, para suprir o Omega 3.

Saiba mais sobre direitos animais e veganismo em:

http://www.abolitionistapproach.com/

Na seção Vídeo deste website há 4 Slideshows em português. Não deixe de ver! E o essencial do material desse site está traduzido aqui: http://francionetraduzido.blogspot.com/